quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Fechamento 2019

E acaba 2019, mais um ano que passou voando.

2019 foi sensacional para os investidores, pois praticamente tudo subiu, o que consequentemente deixou muitos eufóricos. Todo mundo querendo investir na bolsa. A B3 com recorde de investidores (apesar de ainda ser menos de 1% da população brasileira). Vários "gurus" surgindo... 

Ser investidor em 2019 foi fácil, vamos ver quando surgir um Bear Market. 

Como tudo subiu, minha carteira em 2019 também cresceu bastante. 


Vamos a alguns números:

Taxa de Poupança em 2019: 53,4% (pretendia ter poupado 60%);
Total aportado em 2019: R$ 51.925,78 (contando aportes do salário, reinvestimento de proventos e de lucro de vendas);
Valorização da Carteira de FIIs em dezembro/2019: 9,76%;
Valorização da Carteira de FIIs no ano de 2019: 16,14%;
Valorização da Carteira de Ações em dezembro/2019: 13,31%;
Valorização da Carteira de Ações no ano de 2019: 41,92%;
Valorização de toda a Carteira em dezembro/2019: 9,92%;
Valorização de toda a Carteira no ano de 2019: 25,83%.


Encerrei 2019 com a seguinte distribuição de ativos:



2019 foi um ano em que meus proventos mais do que dobraram. Eu tinha uma meta de receber  R$ 5 mil no ano. Meta essa que foi superada com folga. 

Para 2020 minha meta será receber R$ 10 mil.








Por fim, uma novidade que usarei a partir de agora será o meu Medidor FIRE, inspirado no post OS PRINCIPAIS MARCOS NA SUA CAMINHADA À INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA do grande Aposente aos 40. Minha meta será atingir 300x o valor médio do que considero atualmente o ideal para eu viver com meu padrão de vida atual (esse valor poderá ser corrigido futuramente). 

No momento estou 14,3% FIRE.




Por hoje é só. Um ótimo 2020 a todos.

6 comentários:

  1. Gostei da ideia do Medidor FIRE.
    Já havia pensado nisso e acho que vou também colocar em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dividendos.
      É uma ótima forma de sabermos o quão próximos estamos do nosso objetivo.

      Excluir
  2. Olá Investidor do Sertão!

    Parabéns pelo blog e pela disciplina!
    O que vem aportando ultimamente nesses momento de bullmarket?
    Gostei desse modelo fire, muito bom! Tenho a mesma meta de alcançar 10k em dividendos, mas preciso balancear comprando mais ações, pois 95% vem dos FIIS,

    Um excelente 2020 de muito sucesso, saúde e rendimentos!

    https://investidormoderado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Moderado.
      Primeiramente muito obrigado!

      No últimos dois meses aportei em renda fixa, aguardando futuras oportunidades e fiz algumas migrações de ações para FIIs, pois eu estava muito concentrado em ações.

      Tenha um ótimo 2020.

      Excluir
    2. Eu não tinha você no meu blogroll, mas agora estou te adicionando.

      Excluir