quinta-feira, 9 de abril de 2020

Fechamento Março/2020

Chegamos ao fechamento do mês que houve as maiores emoções desde o nascimento desse blog.

Desde o final do ano passado eu já estava achando a bolsa muito cara e passei a reduzir meus aportes em ações e FIIs. 

Em  ações não aportei nada em setembro, fiz resgastes em outubro e novembro e transferi parte dessa venda para FIIs, e em dezembro novamente terminei zerado em aportes. 

Já com os FIIs tive grandes aportes em outubro e novembro com os resgates das ações, enquanto em dezembro apenas reinvesti os proventos.

Lembro que no fechamento de 2019 eu falei que estava sendo fácil ser investidor, pois tudo subia, praticamente comprar qualquer ação dava lucro certo, e com isso a gente encontrava "gurus" de investimentos em qualquer esquina.

Eis então que chega o coronavírus...

Vários Circuits Breakers, qualquer compra era PREJUÍZO certo, pois no dia seguinte caía mais, os gurus sumiram.

E  eu? Só me lamentando por não ter mais dinheiro para comprar mais. Mas isso não significa que fiz as escolhas certas.

Já no primeiro Circuit Breaker me empolguei e gastei quase toda minha reserva de oportunidade, pois via todas as ações baratas. Imagina aí, ITSA4 a R$ 9,50; ITUB3 a R$ 27,00; MGLU3 a R$ 43,00; GOLL4 a R$ 15,00. Parecia barato. Parecia...

Só que com as quedas seguintes esse barato já tinha se tornado caro. Com isso gastei também minha reserva de emergência comprando o que dava para comprar. (sei que é errado)

Foram erros que serviram de lição pra mim, não gastar tudo na primeira queda, pois outras virão. Estou com o sentimento de que poderia ter aproveitado melhor as oportunidades.

Pelo menos, apesar de não ter pegado os melhores preços, consegui melhorar meu preço médio em ações pagadoras de dividendos, que era meu principal objetivo. Comprei também ações de empresas que estão sofrendo muito com essa crise, como a GOL, na esperança de obter um lucro bom futuramente.


Números de Março:

Carteira: - 17,43% 
Ações: - 18,63% (para minha surpresa, no histórico de todo o período, ainda há um pequeno lucro)
FII: - 13,67%
Alaska Black: - 65,86% (outra lição. Melhor eu mesmo administrar meus investimentos)


Agora vamos ao que de fato importa: dividendos.

Pela terceira vez desde que invisto, recebi acima de R$ 1000 ao mês em proventos. Foram exatamente R$ 1.037,56 que somando com o que recebi em janeiro e fevereiro já dá mais do que eu recebi de janeiro a outubro de 2018. Essa é a evolução que quero ver. 





Para finalizar, a bolsa já está querendo se recuperar. Já recuperei 60% do que havia "perdido" em março. Mas sei que isso pode ser apenas um último suspiro e após isso a bolsa caia ainda mais. Tudo vai depender dos desdobramentos do Coronavírus.

Veremos o que virá pela frente...

5 comentários:

  1. Fala do sertão... tudo bem?
    caramba que queda heim meu camarada...
    Mas RV é isso ai, aproveitei essa baixa e entrei em RV.

    Um abraço meu camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaala Sem Noção. Pois é, dessa vez foi uma paulada, mas estou tranquilo.
      Você entrou na RV num ótimo momento.
      Boa sorte.

      Excluir
  2. Já era leitor do sue blog e estou promovendo o meu - https://investidorjabuti.blogspot.com/ - pra troca de links

    ResponderExcluir
  3. Pois é Viajante. Tudo é aprendizado pra gente.

    ResponderExcluir