sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Fechamento 2022

Olá, senhoras e senhores. 
Fiquei devendo o mês de novembro, mas venho aqui para fazer o fechamento de todo o ano de 2022. 

2022 acabou sendo meu melhor ano no quesito recebimento de dinheiro com os investimentos. 
Que esse recorde seja batido ano após ano. 


Ações

Vou começar com a tabela do recebimento mensal de proventos (Dividendos, JCP e rendimento de FIIs).
 
Eu não bati meu recorde mensal, que foi de R$ 3.953,26 em maio de 2021. No entanto, esse ano eu recebi em dois meses mais de 3 mil em dividendos, algo nunca ocorrido antes, além de, em metade dos meses do ano, ter recebido acima de mil reais, algo inédito também.

Com isso, o valor anual de proventos recebidos segue em crescimento constante, conforme a tabela a seguir:

 
Recebi uma média de exatamente R$ 1.384 de proventos por mês em 2022, superando, pela primeira vez, o valor do salário mínimo vigente.

No acumulado, cheguei agora em dezembro à marca de R$ 50 mil recebidos entre dividendos, JCP e rendimento de FIIs.


Opções

Algo que comecei a aprender no decorrer do ano de 2021 e que em 2022 fui melhorando um pouco meu desempenho: venda coberta de opções.

Passei grandes apuros entre agosto e outubro com aquela grande alta enquanto eu estava bastante exposto em Calls lançadas, mas serviu para eu ficar calejado e ver que com a exposição correta e a ação do tempo, o lançamento coberto de opções acaba sendo uma ótima fonte de renda extra.




Esses valores são do lucro líquido, já descontando 15% do IR e sem considerar quando precisei fazer as rolagens.

Considerando as rolagens, eu fiquei mais de 26 mil negativo em agosto, quase 18 mil positivo em setembro, mais de 1 mil negativo em outubro, até que em novembro enfim me livrei de todas as Calls e pude recomeçar a fazer lançamentos sem rolagens.

Terminei 2022 com média mensal próxima de R$ 800 com lançamento de opções, versus média de quase R$ 300 ao mês em 2021.


Proventos + Opções

Nessa tabela consta o valor mensal que recebi considerando os proventos e o lançamento de opções.



Apenas em dois meses o valor ficou abaixo de mil reais.
No somatório anual, o valor ficou em pouco mais de R$ 26 mil, média de R$ 2.167 por mês.


Vendas de Ativos

Além desses valores já mencionados, obtive um lucro na venda de uma ação e dois ETFs, que somaram R$ 4.242,93 líquido.

Com isso, fechei o ano recebendo, na bolsa brasileira, pouco mais de R$ 30 mil.


Dólar

Além da bolsa brasileira, tenho um pequeno valor investido nos EUA, que estou aportando aos poucos, desde 2020. Esse ano foi o que mais mandei dinheiro pra fora, mas ainda corresponde a uma parte muito pequena da minha carteira. 
Pretendo ir aumentando mais no futuro.

Com meus investimentos nos EUA, estou recebendo também dividendos em dólar, mas com valores ainda modestos:




Com isso, encerro meu fechamento de 2022.

4 comentários:

  1. Olá, IS.

    Muito bom esse gráfico de proventos.

    Eu estava dando bobeira em relação as opções. Já era para ter feito muita grana. Não tinha estudado a fundo e o que via no youtube parecia que era muito complicado. Parece que eles complicam para vender os cursos.
    Comecei em dezembro (2022) e vou vender apenas call e ser conservador (prefiro receber um prêmio mais baixo e se for exercido, poucas vezes).
    Tenho ações que não tem opções, ex., sanb4, sapr4. Essas pretendo trocar pela Unit para fazer venda coberta.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver esses resultados com opções.

    Estou aprimorando a fundo meus estudos de análise de empresas e opções está no meu radar, provavelmente devo me debruçar um ou dois meses só sobre o assunto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, IP.

      Assim como falei ao Cowboy, sugiro o canal "Saúde Mais Ação" no YouTube.

      Excluir
  3. Que legal, Investidor.
    Sou novo por aqui e estou visitando todos os blogs da lista no AA40. Parabéns pelos seus resultados.
    Abraço e obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir